4 Formas de controlar suas emoções no mercado financeiro


Saber controlar emoções no mercado financeiro é fundamental para lidar com cada reação do setor. Isso porque dominar o emocional é a chave para melhorar a qualidade das operações realizadas e administrar a volatilidade do mercado.

O bom trader tem a capacidade de conviver com as oscilações naturais dos ativos, não se deixa levar por influências externas negativas e administra corretamente a pressão nas operações. Tudo isso é possível graças ao desenvolvimento da inteligência emocional, que capacita os trades a operarem de forma segura e eficiente.

Pensando nisso, separamos 4 dicas para ajudar a melhorar seus ativos e adquirir maturidade emocional para lidar com o mercado. Preparado para atingir o sucesso financeiro? Então, acompanhe o post a seguir!

1. Estabeleça um planejamento adqueado

Definir objetivos realistas é um dos principais fatores para garantir que as variações de mercado não desmontem suas operações. Impaciência, ansiedade para conquistar lucro imediato e aplicações com grande margem de risco são os principais vilões do universo trading.

Portanto, defina o quanto você pode aplicar em cada operação e estipule uma margem aceitável de prejuízos. Uma ótima opção é utilizar o stop loss, ferramenta capaz de definir metas de ganhos e níveis de perda. Sendo realista, você não será pego de surpresa quando as reações do mercado financeiro não forem favoráveis.

2. Não deixe a ganância tomar conta dos seus objetivos

Conseguir lucros consideráveis com ativos leva tempo. O erro mais comum é deixar levar-se pela ganância, fazendo com que as operações sejam comprometidas pela falta de controle emocional.

Para não cair nessa cilada, valorize cada conquista no universo financeiro. Não se compare a outros traders e não invista em “ativos da moda” sem planejar com calma todos os seus passos. A escada do sucesso precisa ser conquistada degrau por degrau.

3. Mantenha sempre o pensamento positivo

Manter a calma é essencial quando a reação do mercado financeiro impacta negativamente nos seus ativos. Por questões conjunturais, muitas operações são afetadas diariamente. Portanto, não se desespere quando isso acontecer com você.

Acredite que suas operações melhorarão e, com o passar dos dias, seus rendimentos vão voltar à normalidade. Tudo é passageiro, inclusive as fases ruins do universo business.

4. Faça uma autoavaliação

Estipule períodos para rever as jogadas que você tem aplicado em suas operações. Seja honesto consigo mesmo: “Meus ativos estão alcançando o rendimento esperado?”, “Estou sendo paciente para que minhas operações deem bons frutos?”, “Meus ativos financeiros são suficientes para render o que espero a médio e longo prazo?”.

Seja o seu maior crítico e analista. Não tenha medo de rever suas decisões e não se desespere caso o planejado não esteja acontecendo da maneira que gostaria.

Ser um trader de sucesso implica em três pilares fundamentais: perseverança, saber controlar emoções no mercado financeiro e estratégias planejadas. Com ajuda dessas bases você sempre vai conseguir ótimos frutos, independentemente de qualquer reação do setor. Basta acreditar!